Sea of Stars é um RPG deslumbrante e emocionante da Sabotage Studios, inspirado pelos clássicos das eras de 16 e 32 bits, como Chrono Trigger e Super Mario RPG. Durante minhas 30 horas de jogo, me apaixonei por todos os detalhes da história expansiva, e apesar de alguns pequenos problemas, este é um jogo que orgulhosamente se junta aos meus favoritos absolutos do gênero.
A aventura segue um grupo de guerreiros mágicos, assassinos misteriosos e cozinheiros heróicos em uma missão para livrar o mundo de um mal ancestral. Embora o enredo pareça familiar, as reviravoltas ao longo do caminho mantêm um excelente ritmo, e a escrita constantemente impressiona, alternando entre momentos de riso e lágrimas. Mesmo ambientado no mesmo mundo do jogo anterior da Sabotage, The Messenger, não é necessário nenhum conhecimento prévio para aproveitar essa história.
Jogabilidade emocionante e desafiadora
A jogabilidade é dividida entre a exploração de cidades pacíficas, sobrevivência em regiões selvagens repletas de inimigos e resolução de masmorras cheias de enigmas. As masmorras são um destaque, utilizando inteligentemente as várias habilidades que você adquire ao longo da aventura para superar os desafios.
Não quero estragar nada, mas a história tem momentos genuinamente surpreendentes, levando-me a lugares que nunca esperei. Além da missão principal, Sea of Stars está repleto de coisas para fazer.
- Construção de uma vila do zero.
- Caça por conchas arco-íris escondidas pelo mundo.
- Desafios no jogo de cartas Wheels, encontrado em cada bar.
Enquanto navegava pelo mundo, adorei como cada nova cidade e masmorra era variada. A conexão tangível com os espaços de jogo me fez sentir imerso nas aventuras, seja escalando, nadando ou usando um gancho para atravessar o cenário.
Um mundo vivo e deslumbrante
Algumas horas após o início do jogo, você ganha a habilidade de alterar o horário do dia, e o sistema de iluminação dinâmico me fez parar várias vezes para admirar o mundo ao meu redor. E, meu Deus, a trilha sonora de Eric W. Brown, com faixas de convidados do lendário Yasunori Mitsuda, é algo que vou ouvir muito fora do jogo.
Essa sensação de imersão é ainda mais reforçada pelas batalhas por turnos que acontecem diretamente no ambiente onde você encontra os inimigos, semelhante a Chrono Trigger. Essas batalhas mantêm você envolvido, graças a melhorias baseadas em tempo para ataque e defesa, familiares para quem jogou RPGs do Mario.
Sistema de batalha único e recompensador
Um elemento novo é o sistema de bloqueio, onde um inimigo carrega um ataque poderoso ao longo de algumas jogadas, e a única forma de impedi-lo é acertando-o com um combo específico de tipos de dano antes que ele consiga atacar. Eu adorei isso durante as batalhas contra chefes, o que me fez gerenciar recursos, trocar membros da equipe rapidamente e pensar alguns movimentos à frente.
No entanto, usar esse sistema em todas as batalhas começou a deixar o ritmo um pouco lento, especialmente ao revisitar certas áreas. Ter que prestar atenção em todos os encontros acabou sendo uma faca de dois gumes. Por um lado, mantive o foco; por outro, perdi aquela satisfação de limpar uma zona e revisitá-la superpoderoso, algo que amo fazer em jogos como Earthbound ou Persona.
Conclusão: Uma experiência inesquecível
Apesar desse pequeno incômodo, quase tudo em Sea of Stars é de altíssima qualidade. A história envolvente, a estética maravilhosa e o constante senso de aventura me mantiveram motivado até os créditos finais. Em uma era onde muitos jogos ostentam suas inspirações clássicas como uma medalha de honra, Sea of Stars se destaca orgulhosamente entre eles.
Sea of Stars está disponível em 29 de agosto por R$ 34,99 para PC, Switch, PS4, PS5, Xbox One, Series S e X, e também faz parte do Game Pass e das camadas Extra e Premium do PlayStation Plus.
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