Larian Studios planeja sucessor de Baldur’s Gate 3 até 2030
Após o sucesso estrondoso de Baldur’s Gate 3, a Larian Studios já traça o caminho para seu próximo grande projeto. De acordo com o próprio CEO, Swen Vincke, o estúdio espera lançar um novo título “muito ambicioso” dentro dos próximos cinco anos — o que coloca a previsão de lançamento até 2030.
Em entrevista recente, Vincke comentou sobre a nova estratégia do estúdio: diferente do passado, onde focavam em um único jogo por vez, a Larian está agora trabalhando em dois projetos simultaneamente. A mudança busca resolver um dos maiores desafios enfrentados por estúdios de grande porte: a ociosidade dos desenvolvedores entre o fim de um projeto e o início do próximo.
Essa abordagem dupla visa tornar a transição entre projetos mais fluida, algo que já causou problemas para empresas como a BioWare, que frequentemente precisou redistribuir suas equipes após grandes lançamentos. Segundo Vincke, a meta é que a Larian mantenha a qualidade sem sacrificar o bem-estar dos funcionários — e, de forma bem-humorada, ele ainda brincou dizendo que sua esposa “pedirá o divórcio” caso o próximo projeto demore mais do que cinco anos para ser finalizado.

O que esperar dos novos projetos da Larian?
Embora os dois novos jogos ainda não tenham sido oficialmente anunciados, especula-se que um deles possa ser Divinity: Original Sin 3, sequência de uma das séries mais elogiadas da desenvolvedora. Com a experiência acumulada no desenvolvimento de Baldur’s Gate 3 e um time consideravelmente maior, a expectativa é que o próximo Divinity alcance um novo patamar de qualidade e alcance.
Vale lembrar que, hoje, o tempo médio de desenvolvimento de um jogo AAA ambicioso gira em torno de cinco a sete anos — vide exemplos como The Elder Scrolls 6 e Grand Theft Auto 6, ambos com ciclos de produção ainda mais longos.
Com o novo plano de produção paralela, a Larian espera otimizar esse processo, mantendo a criatividade e a excelência que conquistaram jogadores do mundo todo.