SISTEMA DE JOBS: COMO FUNCIONA?
- Cada personagem pode trocar de classe (Job) livremente entre as batalhas.
- Para desbloquear Jobs avançados, é preciso cumprir requisitos de nível em outros Jobs.
- Cada Job tem suas próprias Habilidades Ativas, Reações, Suportes e Movimentos, que podem ser aprendidas com JP (Job Points).
- Um personagem pode equipar:
- Habilidade ativa da classe atual
- Uma habilidade ativa de outra classe
- Uma habilidade de reação
- Uma habilidade de suporte
- Uma habilidade de movimento
CLASSES INICIAIS
1. Squire / Cadete
- Como desbloquear: Já disponível
- Função: Suporte inicial e base para evoluir
- Habilidades notáveis: Focus (mais ataque físico), Tailwind (mais Speed)
- Sugestão: Use as skills do Ramza no War of the Lions, são muito boas
- Para quem: Início do jogo. Ramza fica excelente com essas habilidades até o fim.
2. Chemist / Químico
- Como desbloquear: Já disponível
- Função: Cura com itens, base para desbloquear classes mágicas
- Habilidades notáveis: Item (ativa uso de poções e phoenix downs), Throw Item (suporte excelente)
- Para quem: Personagem de suporte, iniciantes
3. Knight / Cavaleiro
- Como desbloquear: Squire Nv.2
- Função: Tank com habilidades de destruição de equipamento e atributos
- Habilidades notáveis: Break Sword, Break Armor
- Combina bem com: Monk (auto cura), White Mage (cura mágica)
- Destaque: Alta defesa, boa durabilidade
4. Archer / Arqueiro
- Como desbloquear: Squire Nv.2
- Função: DPS à distância com habilidades de Charge
- Habilidades notáveis: Charge +5 a +20 (ataca depois de alguns turnos com mais dano)
- Combina bem com: Ninja (duas armas), Thief (mobilidade)
- Ponto fraco: Tempo de carregamento atrapalha em batalhas rápidas
5. Monk / Monge
- Como desbloquear: Knight Nv.2
- Função: Lutador físico sem armas, habilidades de suporte e cura
- Habilidades notáveis: Chakra (recupera HP/MP), Earth Slash (dano à distância)
- Vantagem: Alta resistência e dano bruto
- Combina bem com: Thief ou Ninja para mobilidade

6. Thief / Ladrão
- Como desbloquear: Archer Nv.2
- Função: Roubo e velocidade
- Habilidades notáveis: Steal Heart (charm), Steal Weapon/Armor
- Combina bem com: Ninja, Monk
- Para quem gosta de: Estratégias furtivas e manipulação
7. White Mage / Mago Branco
- Como desbloquear: Chemist Nv.2
- Função: Cura e suporte mágico
- Habilidades notáveis: Cure, Raise, Protect, Shell
- Indispensável: Um por grupo é sempre bom
8. Black Mage / Mago Negro
- Como desbloquear: Chemist Nv.2
- Função: Dano mágico elemental
- Habilidades notáveis: Fire, Blizzard, Thunder (e suas versões +1, +2, +3)
- Ponto fraco: Lento, pouca defesa
- Combina bem com: Time Mage ou Summoner (efeitos em área)
9. Time Mage / Mago do Tempo
- Como desbloquear: Black Mage Nv.3
- Função: Manipula tempo (Slow, Haste, Teleport)
- Habilidades notáveis: Haste, Slow, Quick, Meteor
- Destaque: Aumenta drasticamente a vantagem de turnos
10. Summoner / Invocador
- Como desbloquear: White Mage Nv.3
- Função: Invocação de entidades com dano ou suporte em área
- Habilidades notáveis: Ifrit, Shiva, Golem, Bahamut
- Dica: Use com Faith alta para mais dano
- Combina bem com: Time Mage (Quick), Black Mage
11. Mediator / Orador (War of the Lions: Orator)
- Como desbloquear: White Mage & Black Mage Nv.2
- Função: Manipulação, recrutamento e controle de mente
- Habilidades notáveis: Invite, Praise, Preach
- Vantagem: Up passivos de Brave e Faith
12. Geomancer / Geomante
- Como desbloquear: Monk & Thief Nv.3
- Função: Ataques mágicos elementais baseados no terreno
- Habilidades notáveis: Tanglevine, Sinkhole, etc.
- Vantagem: Ataque sem MP, instantâneo
13. Lancer / Dragoon
- Como desbloquear: Thief & Knight Nv.3
- Função: Alta defesa e ataque com Jump
- Habilidades notáveis: Jump (ataque aéreo), equip Spear
- Destaque: Letal com posicionamento certo
14. Samurai
- Como desbloquear: Knight & Monk Nv.4, Lancer Nv.2, Geomancer Nv.2
- Função: Usa katanas para efeitos mágicos em área
- Habilidades notáveis: Shirahadori (auto-parry), Murasame (cura em área), Kiyomori (buffs)
- Destaque: Versátil e elegante
15. Ninja
- Como desbloquear: Thief & Archer Nv.4, Geomancer Nv.2
- Função: Duas armas, velocidade extrema
- Habilidades notáveis: Throw (lança armas), Dual Wield (ataques duplos)
- Meta: Uma das melhores classes para DPS físico
16. Calculator / Arithmetician
- Como desbloquear: White, Black, Time e Mystic Mage Nv.4
- Função: Magia matemática — lança magias em múltiplos de altura, nível etc.
- Habilidades notáveis: Arithmetics (sem MP, sem tempo de conjuração)
- Desbalanceado: Combinado com magia, se torna extremamente OP
17. Dancer / Dançarina
- Como desbloquear: Todas as outras classes femininas Nv.4
- Função: Debuffs em área passivos
- Habilidades notáveis: Witch Hunt (drena MP), Slow Dance, Polka
- Para quem: Usa com suporte, não como DPS
18. Bard / Bardo
- Como desbloquear: Todas as outras classes masculinas Nv.4
- Função: Buffs em área passivos
- Habilidades notáveis: Nameless Song, Cheer Song
- Boa dupla com: Dancer
19. Mime
- Como desbloquear: Todas as outras classes Nv.5 ou mais
- Função: Repete automaticamente ações dos aliados
- Sem habilidades próprias: Copia habilidades ativas dos outros
- Exige: Posicionamento e estratégia
CLASSES ESPECIAIS
Ramza (Herói Principal)
- Base: Squire única (com skills melhores)
- Evolui: Ganha habilidades únicas conforme avança na história
- Skills notáveis: Shout (aumenta stats), Ultima (mágica rara)
Agrias (Holy Knight)
- Habilidades: Holy Sword (ataques mágicos com espada)
- Destaque: Tank mágica, dano fixo, muito útil na campanha
Orlandeau (Thunder God)
- OP ABSURDO: Possui quase todas habilidades de Holy Knight, Swordmaster e Dark Knight
- Dica: Literalmente quebra o jogo
Beowulf (Temple Knight)
- Habilidades mágicas com espada: Confusion, Petrify, Sleep, etc.
- Habilidade especial: Ajuda em recrutamento de monstros
Reis / Dragoner
- Habilidade: Invoca dragões aliados
- Muito versátil se treinado bem
Cloud Strife
- Sim, do FFVII
- Requisitos: Quase um minigame, missão opcional
- Habilidades: Limit Breaks como Braver, Finishing Touch
- Só funciona com Buster Sword
DICAS FINAIS
- JP Boost da classe Monk acelera o aprendizado de skills.
- Move +2 / +3 são essenciais para estratégias de movimentação.
- Combos fortes: Ninja com Monk, Samurai com White Mage, Calculator com qualquer mago.
- Treine personagens com alta Faith para magos, e alta Brave para guerreiros físicos.
- Use Auto-Battle com cuidado em lutas fáceis para farmar JP rapidamente.