Nos últimos anos, a Sukeban Games se consolidou como um dos estúdios mais icônicos do cenário indie, especialmente com o sucesso arrebatador de VA-11 Hall-A. Agora, em 2024, o estúdio está prestes a lançar seu próximo grande projeto: .45 Parabellum Bloodhound. Com um estilo visual impressionante e uma jogabilidade inovadora, o jogo já está gerando burburinho no mundo gamer, despertando grandes expectativas dos fãs. A seguir, exploramos os principais aspectos desse lançamento, o impacto de VA-11 Hall-A e as inspirações que moldaram o novo título.
O Sucesso Surpreendente de VA-11 Hall-A
Lançado inicialmente para PC e depois expandido para várias plataformas como PS Vita, PS4, Switch e PS5, VA-11 Hall-A se tornou um dos maiores sucessos da Sukeban Games. O game cativou jogadores com sua atmosfera cyberpunk e narrativa imersiva, onde o jogador assume o papel de um bartender em uma sociedade distópica. Segundo Christopher Ortiz, um dos fundadores do estúdio, eles nunca esperaram que o jogo atingisse tal popularidade. “Não esperávamos que o jogo vendesse mais de 10-15 mil cópias”, ele revela. No entanto, o jogo alcançou números muito maiores, ganhando até figuras colecionáveis e outros tipos de merchandise, especialmente no Japão, onde o jogo teve uma recepção incrivelmente calorosa.
Essa resposta positiva da comunidade gamer foi uma surpresa para a Sukeban Games, e os efeitos desse sucesso ainda reverberam na equipe até hoje. Segundo Ortiz, a escala do sucesso foi “um pouco esmagadora” e, até hoje, eles ainda estão “se recuperando de alguns de seus efeitos colaterais inesperados”. Mesmo assim, o estúdio continua focado em criar experiências únicas e impactantes para os jogadores.
O Que é 45 Parabellum Bloodhound?
Com o anúncio oficial de 45 Parabellum Bloodhound, a Sukeban Games volta aos holofotes com uma proposta bastante diferente de VA-11 Hall-A. Este novo jogo mistura elementos de ação com uma narrativa envolvente e um estilo visual que remete à era PSX e PC-98. A estética cyberpunk, desta vez, ganha um toque de originalidade ao incorporar influências da arquitetura de Buenos Aires e Milão, cidades que Ortiz visitou enquanto estava em um estado emocional difícil. “A fusão entre estruturas modernas e antigas, junto com luzes de neon e telas de LED ao longo do rio, fez minha imaginação voar”, diz Ortiz. Ele também destaca que este jogo é uma homenagem às suas raízes sul-americanas, adicionando uma textura e aspereza ao universo cyberpunk que muitas vezes é dominado por influências asiáticas.
Além disso, Ortiz explica que o sistema de combate de 45 Parabellum Bloodhound foi inspirado em jogos clássicos como Parasite Eve. No entanto, ao invés de simplesmente copiar o estilo de combate, ele vê esses jogos do passado como soluções para desafios modernos. “Não precisamos reinventar a roda toda vez”, ele comenta. A mistura entre jogabilidade em tempo real e por turnos é uma forma de construir uma ponte entre os fãs de novelas visuais e aqueles que preferem ação mais intensa.
O Time por Trás do Projeto
A Sukeban Games começou como uma pequena equipe composta por Ortiz (conhecido como Kiririn51) e seu colega Fer. Ao longo dos anos, o time se expandiu e hoje conta com seis membros, incluindo a artista MerengeDoll, que Ortiz descreve como uma verdadeira força criativa. Segundo ele, Merenge tem uma habilidade sobrenatural de transformar suas ideias em realidade visual. “Ela consegue tirar ideias diretamente do meu cérebro e dar forma visual a elas”, diz Ortiz. Mesmo após o cancelamento de alguns projetos nos quais Merenge era a artista principal, sua contribuição ainda é evidente em 45 Parabellum Bloodhound, o que deixa Ortiz bastante animado.
Além de Merenge, o compositor Juneji também é uma peça fundamental no projeto. Ele já trabalhou com a Sukeban Games em vários projetos, incluindo VA-11 Hall-A, e Ortiz menciona que há uma enorme quantidade de música incrível que Juneji criou, mas que permanece privada devido a circunstâncias de projetos falidos. A trilha sonora desempenha um papel essencial na construção da atmosfera dos jogos da Sukeban, e Ortiz está confiante de que a música em 45 Parabellum Bloodhound será um dos pontos altos do jogo.
Desafios e Superações
O desenvolvimento de 45 Parabellum Bloodhound começou em 2019, mas a versão atual do jogo tem cerca de dois anos. Ortiz menciona que houve momentos desmoralizantes ao longo do processo, especialmente quando projetos nos quais eles estavam trabalhando há muito tempo desmoronaram. No entanto, a equipe permaneceu unida e determinada a trazer suas ideias para o mundo. Ortiz afirma que deve muito aos membros da equipe, especialmente a Merenge e Juneji, e um de seus objetivos é garantir que o mundo possa finalmente testemunhar os talentos deles em um grande palco.
Apesar das dificuldades, o estúdio mantém um ambiente de trabalho saudável e divertido. “Sem crunch, só diversão”, diz Ortiz. Ele descreve o processo de desenvolvimento como algo repleto de festas, viagens e um constante equilíbrio entre trabalho e lazer.
Expectativas e Reação dos Fãs
O anúncio de 45 Parabellum Bloodhound gerou uma reação extremamente positiva dos fãs, com muitas comparações a jogos antigos, o que Ortiz acha divertido. “Houve até comentários ridículos por aí que me deixaram perplexo”, ele admite. No entanto, uma das maiores surpresas foi a quantidade de fanarts criados logo após o anúncio, o que emocionou toda a equipe. No evento Bitsummit, um fã chegou a trazer um desenho para eles, que foi orgulhosamente exibido na mesa da Sukeban Games para que todos pudessem ver.
Com o lançamento ainda sem uma data definida, Ortiz e sua equipe estão focados em concluir o jogo com a mesma paixão e dedicação que têm desde o início. Eles planejam publicar o jogo por conta própria no PC, mas estão em busca de parceiros para lançar o título em consoles.
O Futuro da Sukeban Games
Ortiz menciona que, uma vez que 45 Parabellum Bloodhound seja lançado, eles pretendem seguir em frente para novos projetos, sem planos para DLCs ou expansões. Apesar disso, ele está aberto à ideia de relançar o jogo em futuras plataformas, garantindo que ele permaneça acessível para os fãs. Ao ser questionado sobre a possibilidade de um filme baseado no jogo, Ortiz brinca: “Se a A24 ou alguém quiser fazer um filme sobre isso, eu ouço.