A Funcom revelou durante a Gamescom 2024 que Dune: Awakening será lançado primeiro para PC, e um dos principais motivos para essa decisão é a complexidade de otimizar o jogo para a Xbox Series S. Scott Junior, chefe de produto da empresa, destacou que a versão para o console exige um esforço significativo de desenvolvimento, o que representa um desafio extra para a equipe.
Segundo Junior, o desenvolvimento de versões para consoles, incluindo a Xbox Series S, requer otimizações específicas que não são necessárias no PC. Ele descreveu o processo como desafiador, mencionando que a Xbox Series S, com seu hardware mais modesto em comparação à Series X, demanda mais trabalho técnico para alcançar um desempenho satisfatório. Isso fez com que a Funcom decidisse focar inicialmente no lançamento para PC, onde a plataforma permite mais flexibilidade para atingir os níveis gráficos e de desempenho esperados.
Além disso, Scott Junior compartilhou atualizações sobre o estado de desenvolvimento de Dune: Awakening, mencionando que os testes beta estão ajudando a refinar o jogo. Testes em diferentes configurações de hardware estão ajudando a Funcom a ajustar tanto o desempenho quanto a qualidade gráfica do título. O objetivo é garantir que o jogo tenha um desempenho otimizado em uma ampla gama de sistemas, desde PCs com placas gráficas topo de linha, como a RTX 4090, até sistemas mais antigos, onde o jogo poderá rodar bem, mas com configurações gráficas mais modestas.
Ele também mencionou o uso de tecnologias como o FSR (FidelityFX Super Resolution) para melhorar o desempenho e garantir uma experiência visual impressionante. Embora a Funcom ainda não tenha divulgado as especificações mínimas para o jogo, Junior garantiu que mesmo placas de vídeo mais antigas poderão rodar o título com qualidade aceitável, ainda que não atinjam as opções gráficas ultra.
Essa abordagem reforça a importância de uma preparação cuidadosa para o lançamento em consoles, particularmente no que diz respeito à otimização para o hardware da Xbox Series S, que tem sido uma preocupação para diversos desenvolvedores de jogos.