O novo lançamento da Bioware, Dragon Age Veilguard, causou reações diversas entre os jogadores, gerando grande controvérsia por conta de mudanças radicais no visual e design dos personagens, além de um roteiro que, para muitos, deixa a desejar em profundidade e coerência.
Em Veilguard, alguns elementos clássicos do universo Dragon Age foram, segundo os fãs, deixados de lado. As regras básicas estabelecidas ao longo dos três primeiros jogos parecem esquecidas, afetando a continuidade e a imersão dos jogadores.
Para muitos, a Bioware tem tentado encobrir falhas no desempenho de Veilguard, mas essa estratégia não é exclusiva. Outros grandes estúdios, como a Ubisoft, têm enfrentado críticas sobre roteiros e jogabilidade.
Thomas Mahler Critica Veilguard e a Indústria dos Games
O diretor Thomas Mahler, da Moonlight Studios, expressou seu descontentamento com o estado atual da indústria. Ele aponta que os jogos, assim como as séries dos anos 80, estão cada vez mais “politicamente corretos”, afastando-se de temas profundos e autênticos.
Em um recente tweet, Mahler compartilhou sua opinião sobre o tema, comparando o estado atual dos games com o início dos anos 2000, quando séries como The Sopranos e The Wire trouxeram temas mais densos e reflexivos para a TV. Ele critica a falta de ousadia e o excesso de cautela nos roteiros atuais.
I grew up in the 80s – even as a young boy back then, I always thought TV shows were low-effort trash.
— thomasmahler (@thomasmahler) November 2, 2024
Because every show back then was trying to be as politically correct as possible. Every show was about happy families, always trying to paint a perfect picture, always being…
O Que Podemos Aprender com as Séries de TV?
Mahler recorda como séries como The Simpsons e Fresh Prince of Bel Air quebraram o molde dos anos 80, ousando explorar temas reais e menos idealizados. Para ele, isso trouxe autenticidade e momentos memoráveis, transformando o entretenimento em algo mais profundo.
Ele destaca também o impacto de séries como Breaking Bad, que mostraram que um bom roteiro pode cativar e desafiar o público ao mesmo tempo. Nos games, segundo ele, a abordagem “politicamente correta” está limitando o potencial criativo.
A Queda de Qualidade dos Roteiros nos Games
Para Mahler, a falta de autenticidade nos roteiros de jogos como Dragon Age Veilguard reflete a pressão por evitar temas polêmicos. Ele acredita que essa postura torna os personagens e histórias superficiais, resultando em um produto sem alma.
Mahler critica a prática de evitar temas complexos ou controversos, destacando que o papel do escritor é explorar a humanidade e os desafios reais dos personagens, atraindo o público para o universo criado.
Jogadores e a Insatisfação com a Direção Criativa
Para muitos jogadores, a falta de fidelidade à lore e o enredo previsível de Veilguard são frustrantes. Em fóruns e redes sociais, os fãs expressam insatisfação com as escolhas criativas que desrespeitam o legado dos títulos anteriores.
- Falta de profundidade nos personagens
- Elementos icônicos deixados de lado
- Enredo previsível e raso
Mahler e a Exigência por Jogos de Qualidade
Para Mahler, o futuro da indústria depende de jogos com histórias que arrisquem e explorem o lado humano dos personagens. Ele incentiva os roteiristas a buscar inspiração em suas próprias experiências e criar narrativas envolventes, mesmo que controversas.
A indústria dos games passa por um momento de reflexão e mudanças. A crítica de Mahler serve como um alerta sobre os riscos de uma abordagem excessivamente segura, e sua mensagem é clara: para fazer arte de verdade, é preciso ousar.