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O novo lançamento da Bioware, Dragon Age Veilguard, causou reações diversas entre os jogadores, gerando grande controvérsia por conta de mudanças radicais no visual e design dos personagens, além de um roteiro que, para muitos, deixa a desejar em profundidade e coerência.

Em Veilguard, alguns elementos clássicos do universo Dragon Age foram, segundo os fãs, deixados de lado. As regras básicas estabelecidas ao longo dos três primeiros jogos parecem esquecidas, afetando a continuidade e a imersão dos jogadores.

Para muitos, a Bioware tem tentado encobrir falhas no desempenho de Veilguard, mas essa estratégia não é exclusiva. Outros grandes estúdios, como a Ubisoft, têm enfrentado críticas sobre roteiros e jogabilidade.

Thomas Mahler Critica Veilguard e a Indústria dos Games


O diretor Thomas Mahler, da Moonlight Studios, expressou seu descontentamento com o estado atual da indústria. Ele aponta que os jogos, assim como as séries dos anos 80, estão cada vez mais “politicamente corretos”, afastando-se de temas profundos e autênticos.

Em um recente tweet, Mahler compartilhou sua opinião sobre o tema, comparando o estado atual dos games com o início dos anos 2000, quando séries como The Sopranos e The Wire trouxeram temas mais densos e reflexivos para a TV. Ele critica a falta de ousadia e o excesso de cautela nos roteiros atuais.



O Que Podemos Aprender com as Séries de TV?


Mahler recorda como séries como The Simpsons e Fresh Prince of Bel Air quebraram o molde dos anos 80, ousando explorar temas reais e menos idealizados. Para ele, isso trouxe autenticidade e momentos memoráveis, transformando o entretenimento em algo mais profundo.

Ele destaca também o impacto de séries como Breaking Bad, que mostraram que um bom roteiro pode cativar e desafiar o público ao mesmo tempo. Nos games, segundo ele, a abordagem “politicamente correta” está limitando o potencial criativo.

A Queda de Qualidade dos Roteiros nos Games


Para Mahler, a falta de autenticidade nos roteiros de jogos como Dragon Age Veilguard reflete a pressão por evitar temas polêmicos. Ele acredita que essa postura torna os personagens e histórias superficiais, resultando em um produto sem alma.

Mahler critica a prática de evitar temas complexos ou controversos, destacando que o papel do escritor é explorar a humanidade e os desafios reais dos personagens, atraindo o público para o universo criado.

Jogadores e a Insatisfação com a Direção Criativa

Para muitos jogadores, a falta de fidelidade à lore e o enredo previsível de Veilguard são frustrantes. Em fóruns e redes sociais, os fãs expressam insatisfação com as escolhas criativas que desrespeitam o legado dos títulos anteriores.

  • Falta de profundidade nos personagens

  • Elementos icônicos deixados de lado

  • Enredo previsível e raso



Mahler e a Exigência por Jogos de Qualidade

Para Mahler, o futuro da indústria depende de jogos com histórias que arrisquem e explorem o lado humano dos personagens. Ele incentiva os roteiristas a buscar inspiração em suas próprias experiências e criar narrativas envolventes, mesmo que controversas.

A indústria dos games passa por um momento de reflexão e mudanças. A crítica de Mahler serve como um alerta sobre os riscos de uma abordagem excessivamente segura, e sua mensagem é clara: para fazer arte de verdade, é preciso ousar.

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