A nova treta em The Witcher 4: Ciri mudou ou os fãs estão delirando?
Mais uma vez, a CD Projekt Red se vê no centro de uma polêmica escaldante. Após a divulgação do novo tech demo de The Witcher 4, fãs invadiram as redes sociais afirmando que Ciri finalmente teve seu rosto “corrigido” — como se a aparência original estivesse errada desde o começo. A desenvolvedora, no entanto, não gostou nada da insinuação.
Aparentemente, tudo começou quando os jogadores compararam o novo vídeo com o trailer original apresentado no The Game Awards de 2024. O “problema”? Ciri estaria com traços mais suaves, sobrancelhas menos carregadas e uma expressão mais amigável. Para muitos, isso era sinal claro de que o estúdio cedeu à pressão da internet.
Mas será mesmo?
CD Projekt RED nega mudanças e joga a real
A resposta veio direta e afiada: segundo um porta-voz da empresa em declaração ao site Kotaku, nenhuma alteração significativa foi feita. O modelo usado no novo tech demo é idêntico ao do trailer original, com exceção de dois ajustes mínimos:
- Sobrancelhas levemente mais altas
- Região dos olhos mais relaxada
Segundo a empresa, essas alterações visam melhorar a animação facial, e não atender às críticas visuais de parte do público.
Mais do que isso: a própria estrutura facial de Ciri vem diretamente do modelo usado em The Witcher 3, agora adaptado com a tecnologia MetaHuman para rodar na Unreal Engine 5. Em outras palavras, o estúdio afirma que qualquer “diferença” percebida pelos jogadores é pura ilusão de ótica.
Fãs seguem batendo o pé: “Estão tentando enganar a gente?”
Apesar das explicações, a internet não perdoa. Diversos usuários continuam insistindo que a personagem foi alterada sim — e que o estúdio estaria tentando “passar pano” para evitar novas controvérsias.
Alguns até alegam que a aparência anterior envelhecida de Ciri causou rejeição imediata, o que teria forçado uma reação interna para suavizar os traços dela. Com ou sem fundamento, o assunto só cresce nas redes, alimentando a teoria de que a CDPR está fazendo ajustes silenciosos enquanto finge manter a fidelidade criativa.
O eterno dilema: fidelidade ou fan service?
A verdade é que essa treta expõe um problema antigo na indústria dos games: até onde vai a liberdade artística de um estúdio antes de esbarrar nas expectativas (e nas exigências) da base de fãs? Ciri é uma das personagens mais queridas da franquia, e qualquer nuance no seu visual parece suficiente para incendiar os fóruns e comentários online.
The Witcher 4 ainda está em fase de desenvolvimento, mas se a aparência de Ciri já virou esse campo de batalha, imagina quando o gameplay for revelado de verdade?