Atelier Yumia revoluciona com combate dinâmico e surpresa Halo
A franquia Atelier existe desde os anos 90, com mais de duas dezenas de títulos lançados. No entanto, Atelier Yumia: The Alchemist of Memories and the Envisioned Land será o primeiro a chegar ao Xbox. Com base nas primeiras horas de gameplay e uma conversa com o produtor Junzo Hosoi, fica evidente que este não é apenas mais um jogo da série, mas sim a entrada mais ambiciosa até agora.
Uma nova abordagem para a franquia
“Como grande fã do Xbox, estou empolgado em trazer a série para o console”, disse Hosoi. “Mas não vejo Atelier Yumia apenas como o próximo jogo da franquia. Para mim, é uma nova série de JRPGs que incorpora características de Atelier.”
O jogo mantém os elementos clássicos de RPG, como batalhas estratégicas em tempo real, exploração e um sistema profundo de crafting. No entanto, tudo isso se combina de uma maneira inovadora, tornando a experiência única.
O coração do jogo: o sistema de alquimia
“O charme da série Atelier está na síntese e no processo alquímico”, explicou Hosoi. “O ciclo de jogo é único, envolvendo coleta de materiais, batalhas e criação de itens, todos interligados.”
Essa mecânica se reflete também nos personagens, principalmente na protagonista Yumia Liessfeldt. Diferente de heroínas anteriores, Yumia tem uma personalidade mais madura e independente.
Uma protagonista forte e destemida
“Yumia tem 21 anos e sua história é sobre amadurecimento. Ela tem valores próprios, independência e carisma”, revelou Hosoi. “Enquanto Ryza e Sophie precisavam de mentores, Yumia já possui sua identidade e habilidades de tomada de decisão.” Ah, e ela tem uma motocicleta!

Combate dinâmico e cheio de estratégia
Desde o início da franquia, os jogos Atelier tinham combates em turnos. A trilogia Atelier Ryza trouxe batalhas em tempo real, e agora, Atelier Yumia aprimora essa ideia com ainda mais possibilidades estratégicas.
“O sistema de combate foi completamente reformulado”, disse Hosoi. “Agora, os jogadores podem alternar entre ataques de curta e longa distância, mover-se livremente no campo de batalha, esquivar ataques em tempo real e até executar ataques cooperativos quando os inimigos estão atordoados.”
As batalhas são intensas e rápidas. Os jogadores podem controlar Yumia ou alternar entre seus companheiros. O posicionamento é essencial, pois cada ataque tem alcance e tempo específicos. A mecânica de defesa e contra-ataque exige reflexos apurados, principalmente contra múltiplos inimigos.
Elementos estratégicos no combate
- Combate em tempo real com alternância entre personagens
- Esquivas e bloqueios estratégicos
- Fraquezas elementais dos inimigos
- Uso de ataques cooperativos para derrotar inimigos mais fortes
Além disso, o jogo permite evitar batalhas caso os jogadores queiram apenas explorar o mapa rapidamente.
Um mascote com inspiração inesperada
Durante a aventura, Yumia não está sozinha. Logo no prólogo, encontramos diversos companheiros, mas um deles chamou atenção: Flammi, uma pequena criatura flutuante e cheia de personalidade.
O mais curioso? Flammi foi inspirado em Cortana, de Halo! “Eu queria criar um personagem que estivesse sempre ao lado da protagonista e com quem ela pudesse conversar”, disse Hosoi. “Jogar Halo foi muito divertido, e isso me fez querer adicionar um mascote ao jogo.”

O momento brilhante da Koei Tecmo
Atelier Yumia chega em um momento excelente para a Koei Tecmo. O recente lançamento de Dynasty Warriors Origins foi bem recebido, Ninja Gaiden 4 foi anunciado e os fãs ganharam surpresas com os lançamentos de Ninja Gaiden 2 Black e Warriors: Abyss.
Segundo Hosoi, esse momento positivo impulsiona todos os projetos da empresa. “Os produtores de nossas marcas se dão muito bem. Temos conferências onde recebemos feedbacks e sugestões uns dos outros, o que ajuda a criar jogos ainda melhores.”
Atelier Yumia promete ser uma experiência inovadora, combinando o charme da alquimia, um sistema de combate estratégico e um elenco cativante. O jogo tem tudo para marcar uma nova era para a franquia Atelier no Xbox.
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