Os jogos de serviço contínuo, ou live-service games, ganharam muita popularidade nos últimos anos. No entanto, muitos deles lutam para manter sua base de jogadores e acabam sendo descontinuados antes mesmo de se consolidarem. Um exemplo recente é o Concord, da Sony, que fechou seus servidores em apenas 14 dias após o lançamento, chocando a comunidade de gamers.
Se você acha que 14 dias é um tempo curto para um jogo desse tipo, prepare-se: outros títulos também tiveram uma vida útil curta. Neste artigo, listamos 9 jogos live-service que mal tiveram tempo de conquistar o público antes de serem encerrados.
1. Crossfire X: O Tiro que Saiu Pela Culatra
Tempo de vida: 1 ano
O popular simulador militar Crossfire fez sucesso na Coreia do Sul e na China, mas a versão ocidental não teve a mesma sorte. Lançado nos Estados Unidos e Xbox com um modo multiplayer quebrado e uma campanha paga desenvolvida pela Remedy (criadora de Control e Alan Wake), Crossfire X não conseguiu cativar o público. A campanha até recebeu um pouco de atenção, mas o PVP online foi rapidamente esquecido. O resultado? Os servidores foram desligados um ano após o lançamento.
2. Lawbreakers: Uma Ideia Inovadora Que Não Achou Seu Público
Tempo de vida: 13 meses
Criado por Cliff Bleszinski, o cérebro por trás de Gears of War, Lawbreakers trouxe uma proposta interessante de combate em gravidade zero. O jogo oferecia mecânicas de tiro criativas, mas nunca conseguiu atrair uma base de jogadores grande o suficiente para se sustentar. Com apenas 13 meses de vida, ele foi retirado das lojas e seus servidores desligados.
3. Babylon’s Fall: A Queda Rápida de Uma Grande Promessa
Tempo de vida: 1 ano
A tentativa da Square Enix de criar um RPG online de sucesso com Babylon’s Fall fracassou espetacularmente. Problemas com microtransações abusivas e gráficos feios afastaram os jogadores. Após apenas duas semanas do lançamento, a Square Enix precisou tranquilizar os jogadores afirmando que o jogo ainda estava “vivo”. No entanto, com o passar do tempo, a base de jogadores caiu drasticamente e, antes do jogo completar um ano, ele foi desativado.
4. Apex Legends Mobile: Uma Grande Franquia Que Não Emplacou no Celular
Tempo de vida: 11 meses
Embora Apex Legends tenha se tornado um dos maiores sucessos do gênero battle royale, sua versão mobile não teve a mesma sorte. Lançada com grandes expectativas, a versão mobile foi descontinuada pela EA e Respawn após apenas 11 meses de vida. A empresa atribuiu o encerramento a uma queda na qualidade do jogo, mas muitos acreditam que a baixa adesão dos jogadores foi o motivo principal.
5. Rumbleverse: Luta Livre no Battle Royale que Durou Pouco
Tempo de vida: 6 meses
Rumbleverse tentou inovar ao misturar mecânicas de luta livre com o gênero battle royale, criando um jogo único e divertido. No entanto, mesmo com sua originalidade, o jogo não conseguiu atrair jogadores suficientes para manter seus servidores ativos. Apenas seis meses após seu lançamento, a Epic Games desligou os servidores de Rumbleverse, encerrando o ciclo de vida do jogo de forma prematura.
6. Radical Heights: O Último Suspiro da Boss Key Productions
Tempo de vida: 3 meses
Após o fracasso de Lawbreakers, a Boss Key Productions lançou Radical Heights, um battle royale em estilo anos 80 que chegou às pressas para tentar capitalizar o sucesso de jogos como Fortnite. Apesar de ter alguns fãs dedicados, o jogo era incompleto e claramente apressado. A Boss Key fechou as portas um mês depois do lançamento, mas Radical Heights sobreviveu até julho daquele ano antes de ser desativado.
7. The Day Before: De Título Mais Aguardado a Escândalo
Tempo de vida: 45 dias
Um dos jogos mais desejados na Steam, The Day Before prometia uma experiência de sobrevivência zumbi em mundo aberto. No entanto, desde o início, o jogo enfrentou controvérsias envolvendo suas práticas de desenvolvimento e problemas legais de direitos autorais. Quando finalmente foi lançado em acesso antecipado, o jogo foi rotulado de “golpe” por muitos jogadores, com uma jogabilidade cheia de bugs e servidores instáveis. Em pouco mais de um mês, o jogo foi removido da Steam e os servidores foram desligados.
8. Concord: O Desastre da Sony em Tempo Recorde
Tempo de vida: 14 dias
Lançado pela Sony como seu próximo grande FPS live-service, Concord fez história de uma forma nada positiva. Com pouquíssimos jogadores no Steam e críticas severas desde o lançamento, o jogo não resistiu mais do que 14 dias antes que a Sony desligasse os servidores. A empresa sugeriu que o jogo poderia voltar em outro momento, mas por enquanto ele fica marcado como um dos maiores fracassos de live-service já registrados.
9. The Culling 2: Uma Sequência Que Nunca Deveria Ter Existido
Tempo de vida: 2 dias
The Culling 2 foi uma tentativa da Xaviant de reviver o sucesso do primeiro jogo, que foi um dos pioneiros no gênero battle royale. No entanto, a sequência foi um verdadeiro desastre, com jogabilidade pobre e uma proposta que não se destacava entre gigantes como PUBG e Fortnite. Em apenas dois dias, o jogo foi retirado do ar, com os jogadores sendo reembolsados, e a desenvolvedora voltou seus esforços para melhorar o jogo original, que também foi descontinuado alguns anos depois.
O Fim Rápido dos Jogos Live-Service
A indústria de jogos tem visto muitos exemplos de jogos live-service que, apesar de grandes orçamentos e expectativas, simplesmente não conseguem se manter. Live-service games são arriscados: eles precisam de uma base de jogadores ativa para prosperar, além de atualizações constantes e bem recebidas. Sem esses elementos, mesmo as grandes apostas, como Concord e Babylon’s Fall, podem cair rapidamente no esquecimento.
É importante que os desenvolvedores aprendam com esses fracassos e compreendam as demandas dos jogadores antes de apostar tudo em um projeto live-service. Do contrário, veremos mais títulos se juntarem a essa lista de jogos que mal tiveram a chance de mostrar seu potencial.