The Callisto Protocol enfrentou dificuldades porque não tinha um “diferencial na jogabilidade”. Quem afirmou isso foi Changhan “CH” Kim, CEO da publicadora do jogo, Krafton, em uma entrevista recente.
Em conversa com Game Developer, Kim discutiu sobre o fato de que The Callisto Protocol foi o primeiro jogo AAA single-player do estúdio e da desenvolvedora Striking Distance. Ele mencionou que houve uma certa “dificuldade” em decidir se a direção escolhida para o jogo estava correta.
“Dificuldade em Decidir a Direção Correta”
“Este é um jogo narrativo single-player, visualmente impressionante e de alta qualidade para se ver,” disse Kim. “Apesar disso, o núcleo do jogo é a jogabilidade. O que aprendi com The Callisto Protocol é que a jogabilidade vem em primeiro lugar.
“Pode ser o jogo de maior qualidade do mundo, mas se você não tiver um diferencial na jogabilidade — se não conseguir diferenciar sua jogabilidade dos concorrentes —, o projeto não funcionará. Pude reafirmar isso.”
Inovação na Jogabilidade é Essencial para o Sucesso
Kim disse ao Game Developer que entende que a jogabilidade precisa inovar para atrair os jogadores. Uma nova experiência é o que impulsiona o sucesso de um jogo.
“Isso permite novas experiências dentro do jogo e, mesmo que [The Callisto Protocol] seja um jogo narrativo, single-player, você precisa oferecer uma boa experiência de jogabilidade,” explicou Kim. “Sem esses elementos, não é possível.”
O Mercado é Difícil de Prever
Sobre os próximos passos, Kim afirma que o mercado é imprevisível em relação ao que pode funcionar ou não. No entanto, a Krafton e seus desenvolvedores continuarão a “tentar essas novas ideias criativas”.
“Nem tudo será um sucesso, mas um dia podemos acertar outro PUBG,” disse ele. “Essa é uma abordagem muito de baixo para cima, eu diria, e não é o que muitas grandes empresas estão tentando agora.”
Conclusão: A Importância do Diferencial na Jogabilidade
A declaração de Changhan Kim sobre o fracasso de The Callisto Protocol traz à tona uma lição importante para os desenvolvedores de jogos: não basta ser visualmente impressionante; a jogabilidade deve se destacar. O mercado de games é competitivo e inovar é crucial para se manter relevante e atrair jogadores.